O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo principal da submissão está em formato Microsoft Word .docx, formatado conforme o modelo fornecido.
  • Todas as informações de autoria foram removidas dos arquivos que serão enviados, exceto na folha de rosto do texto principal.

Diretrizes para Autores

1. Gradus — Revista Brasileira de Fonologia de Laboratório aceita artigos originais, bem como textos para a seção “Debates”. Todos os artigos submetidos à Gradus deverão ser inéditos e devem resultar de pesquisa na área de Fonologia de Laboratório.

2. A Gradus aceita submissões de doutores, doutorandos, mestres e mestrandos.

3. Os trabalhos submetidos à Gradus podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol.

4. Os artigos submetidos à Gradus devem ter no mínimo 15 (quinze) e no máximo 30 (trinta) páginas.

5. Os textos encaminhados à seção Debates devem ter no mínimo 7 (sete) e no máximo 10 (dez) páginas. Para esta seção, serão aceitos textos que tragam uma reflexão acerca de tópicos controversos, relevantes para a área de fonologia de laboratório.

6. Todos os textos submetidos, seja como artigos, seja para a seção Debates, devem incluir um resumo de até 250 palavras, conforme as instruções no modelo referido no item 9, abaixo.

7. Os autores devem-se certificar de que todas as URLs no texto sejam válidas. O autor deve informar, entre parênteses, a data de seu último acesso à URL referida ao listar a URL na seção de referências bibliográficas.

8. O trabalho deverá ser submetido pelo sistema de submissão online, disponível no endereço https://gradusjournal.com/index.php/gradus/submission/wizard.

9. O arquivo principal da submissão deve ser formatado conforme o modelo em https://gradusjournal.com/Diretrizes_v4.docx.

10. Os autores devem-se certificar também de que seus nomes não constam na versão do texto submetida à revista e nem no arquivo através do qual o texto é enviado à revista. Os autores devem tomar o cuidado adicional de verificar, na opção “Propriedades” do editor de texto, se a identificação foi removida também dali.

11. Os critérios que norteiam a avaliação dos originais serão:

a. relevância do texto apresentado para o foco e o escopo da Gradus;

b. inovação do trabalho apresentado;

c. clareza na exposição de hipóteses e objetivos;

d. adequação da metodologia adotada, relativamente às hipóteses e aos objetivos propostos;

e. clareza na exposição da descrição dos dados;

f. coerência da análise dos dados com o embasamento teórico.

12. A Gradus não aceita plágio, isto é, apropriação do texto ou resultados de pesquisa de outro autor sem que lhe sejam dados os devidos créditos no corpo do texto e nas referências. Acrescente-se que a apropriação não abarca apenas uma cópia ipsis litteris de um texto, mas também sua paráfrase. Estas observações são extensivas a traduções de originais, ou seja, é preciso atribuir a autoria de uma tradução eventualmente utilizada no artigo submetido à Gradus. Em caso de detecção de plágio, o artigo será rejeitado.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.