The role of instruction in the perception of English high back vowels

Palavras-chave: Vogais posteriores altas do inglês, percepção, instrução da pronúncia

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar se a instrução formal influencia a percepção de falantes brasileiros em relação ao contraste das vogais posteriores altas do inglês. Até o momento, poucas pesquisas de L2 focaram na instrução de contrastes de vogais específicas. Estudos anteriores indicam que uma única categoria na L1 parece ser uma fonte de dificuldade para a discriminação de vogais na L2. No entanto, a maior parte dessas investigações não consideraram o papel da instrução para a aprendizagem da discriminação vocálica. Os participantes do presente estudo foram 17 alunos iniciantes de inglês, falantes nativos de português brasileiro, divididos em grupos experimental e de controle. O estudo incluiu um pré-teste de percepção, uma aula de instruções de pronúncia, voltada apenas ao grupo experimental, e um pós-teste de percepção. Os resultados mostraram que os grupos experimental e de controle obtiveram resultados semelhantes. Por esta razão, alguns fatores foram apontados para possivelmente explicar tal resultado, tais como a duração da instrução de pronúncia, a possibilidade de os participantes aprenderem com o pré-teste em si, a duração da coleta de dados, a possível assimilação do contraste alvo em uma categoria única e a interferência da vogal central /ᴧ/, usada como distrator na coleta de dados. Por outro lado, a análise qualitativa revelou que todos os participantes do grupo experimental acharam a instrução da pronúncia útil. Tais resultados parecem concordar total ou parcialmente com outros estudos semelhantes.

Biografia do Autor

Raimundo Nonato Sousa Filho, UFSC

Mestre em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários.

http://lattes.cnpq.br/7467307785303075

Rafael Zaccaron, UFSC

Mestre em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários.

http://lattes.cnpq.br/7327233099656367

Endereço para correspondência: 

Rua João Pinto, 52 ap. 902

Florianópolis-SC

CEP: 88010-420

Rosane Silveira, UFSC

Professora e Coordenadora dos cursos de Letras Línguas Estrangeiras e Secretariado Executivo; Professora da Pós-Graduação em Inglês - Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Letras - Inglês (Linguística Aplicada). Pesquisadora do CNPq.

http://lattes.cnpq.br/9800505533007014

Carlla Dall’Igna, UFSC

Mestra em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários.

http://lattes.cnpq.br/7027258386700793

Publicado
2019-06-30
Como Citar
SOUSA FILHO, R. N.; ZACCARON, R.; SILVEIRA, R.; DALL’IGNA, C. The role of instruction in the perception of English high back vowels. Gradus - Revista Brasileira de Fonologia de Laboratório, v. 4, n. 1, p. 14-41, 30 jun. 2019.
Seção
Artigos