Ética

A Gradus se preocupa com o cumprimento dos padrões éticos estabelecidos pelos comitês indexadores internacionais. Para isso, adotamos os seguintes procedimentos:

  • A Gradus procura identificar e impedir a publicação de documentos em que haja ocorrido má conduta de pesquisa, contando para isso com informações prestadas por pareceristas e leitores;
  • A Gradus combate o plágio, tanto o autoplágio quanto o plágio de trabalhos de outros autores;
  • A Gradus não aceita, em seus artigos, ofensas à prática de pesquisa de colegas e outros pesquisadores;
  • A Gradus combate a fraude na pesquisa, caracterizada pela publicação de dados ou conclusões inventados ou que não tenham sido gerados por experiências ou observações relatadas no documento submetido;
  • A Gradus procura evitar questões de conflito de interesse tanto por parte dos autores quanto dos pareceristas convidados para a avaliação dos artigos, contando para isso com informações prestadas por pareceristas e leitores.

Todos os cuidados supracitados são tomados para garantir uma publicação nos mais altos padrões éticos. Nesse sentido, a colaboração dos autores, pareceristas e leitores é, também, fundamental, a partir de comentários a serem enviados para [email protected].